Normas de Publicação

Como Publicar.

 

ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS (copiado do último número)

  1. A Revista Agriculturas Familiares, publicação anual do Programa de Pós Graduação em Agriculturas Amazônicas, do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Pará (PPGAA/ NCADR/UFPA), divulga trabalhos de caráter científico das diversas áreas do conhecimento voltado para o debate sobre Agricultura Familiar.

 

  1. A Revista aceita trabalhos redigidos preferencialmente em português mas serão avaliados igualmente textos em espanhol, francês e inglês, nos seguintes formatos:

    1. Artigos inéditos: com páginas numeradas na margem superior e não excedendo as vinte laudas (para papel A4, com espaço um e meio e margens laterais de três centímetros, fonte Times New Roman tamanho 12), incluindo referência bibliográfica, notas, tabelas e figuras, sempre em preto e branco, assim como resumo na língua do artigo (Português, espanhol ou francês) e o abstract.

    2. Resenhas de livros: resenhas de livros publicados nos últimos 3 anos, não excedendo 7 laudas.

    3. Entrevistas: entrevistas oriundas de atividade de pesquisa sobre temas de interesse para a revista não excedendo 10 laudas.

    4. Relato de experiências: descrição de experiências pedagógicas e/ou de intervenção em temas relevantes para debate da e/ou reflexão sobre a Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Sustentável não excedendo 5 laudas.

    5. Resumos de teses e dissertações: resumo de teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação em áreas de interesse para a revista não excedendo uma lauda.

  2. O artigo e /ou resenha deve ir acompanhado do nome completo do autor, de sua titulação acadêmica e do nome da instituição a que está vinculado, além do endereço para contato e email.

  3. A pertinência para publicação será avaliada pelo Conselho Editorial, no que diz respeito à adequação ao perfil e linha editorial da Revista e por parecerista ad boc, no que diz respeito ao conteúdo e qualidade das contribuições.

  4. Enviar artigo e / ou resenha para correio eletrônico, no endereço: revistappgaaneaf@ufpa.br, com confirmação de leitura, nas formatações específicas da revista, conforme itens 2 e 3 desta norma, e o processador de texto deve ser compatível com a plataforma Windows.

  5. Os artigos de língua Portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa devem ser apresentados em sua versão definitiva e acompanhados de título, de abstract, e de um resumo em Português (sendo opcional resumo no idioma do artigo) contendo entre 100 a 150 palavras, e mais as palavras chaves.

  6. As notas de rodapé devem conter apenas informações explicativas ou complementares, e devem ser numeradas em ordem sequencial.

  7. As resenhas devem apresentar referência completa das obras analisadas, indicando o número de páginas de cada uma. As resenhas não precisam receber título, nem conter notas ou referências bibliográficas fora do texto.

  8. As referências bibliográficas devem conter o nome completo do autor, o título da obra, o local e a data de publicação, o nome do editor e o número de páginas, de acordo com a NBR 6023 de agosto de 2002, enquadrando-se em uma das situações a seguir:



  1. Livro

PRESSMAN, Roberto Silveira. Engenharia de software. 2.ed. São Paulo: Makron Books, 1995.132p.

a.1) Capítulo de livro sem autoria especial

CHUMBLEY, Jeff. Impressão: passado e presente. In:______ Impressão: seu guia para impressão em rede. Rio de Janeiro: Campus, 1993. Cap.1.

a 2) Capítulo de livro com autoria própria

TAROUCO, Liane Margarida Rockenbarch. Evolução do gerenciamento de redes. In: CARVALHO, Tereza Cristina Melo de Brito (Org.). Gerenciamento de redes: uma abordagem de sistemas abertos. São Paulo: Makron, 1993. Cap. 1, p. 1-12.

b)Artigo de periódico

GURGEL, Carlos. Reforma o Estado e segurança pública. Política e Administração. Rio de Janeiro, v.3, n.2, p.15-21, set.1997.

  1. Artigos de jornal

MARACY, Heimar. Programa dá ao Macintosh aparência de ‘Windows 95’. Folha de São Paulo, São Paulo, 24 set. 1997. Informática, Caderno 5, p.9.

  1. Trabalhos publicados em eventos

SAGGION, Horácio; CARVALHO, Ariadne. Análise textual visando a tradução automática. In: SEMINÁRIO INTEGRADO DE SOFTWARE E HARDWARE, 22., 1995, Canela. Anais... Porto Alegre: Instituto de Informática da UFRGS, 1995.v.1, p. 201-212.

  1. Documentos eletrônicos consultado no WWW

ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l]: Virtual Books, 2000. Disponível em < http://www.terracom.br/vitual books/freebook/pot2/navionegreiro.htm>.Acesso em: 8 mar. 1999.

  1. Dissertações e Teses

CARVALHO NETO, Marcus Bentes de. Skinner e o papel das variáveis biológicas em uma explicação experimental. 1996. 104 f. Dissertação ( Mestrado em Psicologia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, 1996.



  1. Para citações no texto, seguir o sistema autor-data, de acordo com a NBR 10520 de agosto 2002, conforme exemplos descritos a seguir:

 

  1. Coloca-se entre parênteses, sobrenome do autor, seguido da data de publicação e mais o número da página se for citação direta, separados por vírgula.

Ex.: "O Manual da Qualidade tornou-se um documento obrigatório com a revisão das normas da série ISO 9000 [...]" (OLIVEIRA, 1994, p. 9);

  1. Quando o nome do autor estiver incluído na sentença, indicar apenas a data e a página se for o caso, entre parênteses.

Ex.: Segundo Oliveira (1994, p. 9) "o Manual da Qualidade tornou-se um documento obrigatório com a revisão das normas da série ISO 9000 [...]";

  1. Autores com o mesmo sobrenome e data de edição, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes.

Ex.: (OLIVEIRA, C., 1990)

(OLIVEIRA, O., 1990);

  1. Trabalhos diferentes de um mesmo autor, publicados em um mesmo ano, acrescentam- se letras minúsculas após a data e sem espacejamento.

Ex.: Nos trabalhos de Mercer (1973a, 1973b) sobre retardo mental [...];

  1. Trabalhos publicados pelo (s) mesmos (s) autor (es) em anos diferentes. Citam-se cada trabalho em ordem cronológica (do mais antigo para o mais recente):

Ex.: Tal fenômeno foi pesquisa por Plomin e DeFries ( 1979, p.9, 1980, p.43, 1983, p.18 , 1984, p.7 , 1986, p.5, 1988, p.21).

  1. Dois autores. Ex.: Lakatos e Marconi (1991); (LAKATOS; MARCONI, 1991)

  2. Três autores. Ex.: Cruz, Correa e Costa (2000); (CRUZ; CORREA; COSTA, 2000);

  3. Mais de três autores serão citados pelo sobrenome do primeiro, seguido da expressão et al. Ex.: Senda et al. (1963); (SENDA et al., 1983)

  4. Obras sem autoria citar pela primeira palavra do título em caixa alta seguida de reticências. Ex.: (DICIONÁRIO..., 1984);

  5. Instituições, mencionar por extenso. Ex.: Universidade Federal do Pará (1990); (UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, 1990)

  6. Citação de citação, indicar da seguinte forma: Cahen (1990 apud CESCA, 1995); (CAHEN, 1990 apud CESCA, 1995). Na lista de referências consta apenas a obra consultada;

  7. Citação direta, devem estar encerradas entre aspas duplas e conter o número das páginas.

Ex: Barbour (1971, p.34) descreve, “o estudo da morfologia dos terrenos [...] ativos.”.

Ou

Escrever é parte da ciência. Não obstante, muitos cientistas deixam de receber treinamento na arte de escrever” (BARRAS, 1979, p.1).

  1. Citação direta com mais de três linhas (citação longa): recuo de 4 cm, sem aspas, fonte menor e espaço simples.

Ex:

Apesar de seu autoritarismo político, de seu atraso econômico e de sua miséria social, a Rússia da passagem do século reunia uma impressionante quantidade de grandes intelectuais em todos os campos da cultura humana, da pintura à música, passando pela literatura e as ciências sociais (ABROMOVAY, 1991, p.53).

  1. Ortografia - A correção gramatical e o estilo são de responsabilidade dos autores. A redação do texto deve obedecer ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2008.https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/decreto/d6583.htm.



  1. A aceitação do trabalho implica a cessão de direitos autorais para publicação. A revista não se compromete a devolver as colaborações recebidas.



UFPA EMBRAPA CNPq CAPES
  • UFPA
  • NCADR
  • EMBRAPA
  • DAZ
  • AGIS
  • GEDAF
  • BioSE